sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rancho Folclórico de Torres Novas mostra vivacidade aos 54 anos

A comemoração dos 54 anos do aniversário do Rancho Folclórico de Torres Novas foi ao encontro do público, na Praça 5 de Outubro, no domingo, dia 8. Para a festa foi convidada o grupo de Coral da Meia Via, que se associou à festa, interpretando vários temas da música ligeira portuguesa. Para o final ficou a actuação do Rancho, que embora curta, foi do agrado do muito público que se avolumou na sala de visitas da cidade.
Depois da actuação, que foi muito aplaudida e que animou por um bom bocado a Praça 5 de Outubro, as comemorações tiveram continuidade na sede do Rancho, na Quinta das Lezírias. Ali foram homenageados os componentes com 5, 20 e 30 anos de colaboração com o Rancho, tendo sido, por isso, muito aplaudidos quando foram agraciados com uma medalha alusiva ao momento.
Joaquim Granata, o Presidente da Direcção do Rancho, no discurso que a ocasião pedia realçou a entrega de medalhas de 20 e 30 anos a componentes do rancho, sublinhando que estas ilustram a dedicação que é dedicada ao Rancho de Torres Novas, o que considerou ser salutar. Depois disse sentir-se orgulhoso em poder comemorar os 54 anos, percurso que foi vivido com alegria e dificuldades. Depois, como que lançando a “escada” para pedir apoio, lembrou que o futuro «não se anuncia próspero» num ano que só parece trazer dificuldades. Entende que apesar das dificuldades que o país atravessa não se pode deixar cair os braços, pedindo que todos se unissem em torno do Rancho, para que o futuro possa ser melhor. Fez questão ainda de agradecer publicamente ao Grupo de Cantares da Meia Via, que participou gratuitamente na festa, bem como à Câmara pela logística e montagem do palco, aproveitando para pedir a Pedro Ferreira, o vice-presidente da Câmara, que «olhasse para o Rancho» para que este possa continuar a desempenhar o seu papel de dinamizador cultural, até porque em breve vai-se realizar o Festival de Folclore de Torres Novas e o apoio da Câmara ao evento será fundamental para que este se possa realizar nas melhores condições. Rematou a sua intervenção agradecendo ainda às juntas de freguesia da cidade, componentes, à Renova, e alguns componentes e amigos do Rancho.



Luís Miguel Lopes (in. oalmonda.net)

Sem comentários:

Enviar um comentário