domingo, 25 de outubro de 2009

Eleições de novos Órgãos Sociais 2009



No passado dia 23 de Outubro de 2009, foram elegidos novos órgãos sociais (Direcção) para poder assim asegurar a continuação deste Grupo.




Informações da Lista, brevemente....

Admissões ao Grupo!

Caros Amigos, O Rancho Folclórico de Torres vai iniciar a próxima temporada já em Outubro! Com o início da temporada vão igualmente abrir admissões ao grupo, assim, quem gostar de dançar, conhecer Portugal de lés-a-lés, História e estiver interessado em fazer parte do grupo pode ir assistir aos ensaios que se realizam às Sextas-Feiras pelas 21h30 na Quinta da Lezíria (Junto ao Choral Phydellius/Jardim das Rosas) ou entrar em contacto connosco respondendo a esta mensagem enviando um e-mail para rftorresnovas@gmail.com Não deixem morrer esta instituição que conta com mais de 50 anos! Ficamos à espera do vosso contacto. Porque o Folclore é o orgulho em representar os nossos antepassados, neste caso, Torrejanos.
Saudações confiantes,
P'lo Rancho Folclórico de Torres Novas

Reserva Natural do Paúl do Boquilobo



Situado no concelho de Torres Novas, a cerca de 8 kms da mesma , a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo é uma planície aluvial de pântanos e zonas húmidas, em que a vida depende do volume dos caudais dos Rios Tejo e Almonda que a circundam. A paisagem é marcada por uma imensa teia de canais cobertos por diversas plantas aquáticas e pelos salgueiros que crescem nas suas margens, onde as pequenas garças brancas (símbolo do Parque) fazem os ninhos. Trata-se da maior colónia de garças da Península Ibérica que acorre a esta área protegida a partir de Fevereiro/Março para nidificar e permanece durante o verão.




Impressionante pelo silêncio e tranquilidade, o Paul de Boquilobo é um excelente local para observação das diversas aves migratórias que por aqui passam nas várias épocas do ano. Mas não só as garças se podem aqui encontrar. São cerca de 200 as espécies de aves, na sua maioria aquáticas que procuram o Paul do Boquilobo, justamente declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO para sua protecção. Dentro da área de Reserva Natural não existe população residente, mas na região que a envolve e que beneficia da sua humidade os terrenos férteis são propícios para a agricultura e oferecem boas pastagens para a criação de gado. É frequente encontrarem-se na área protegida manadas de cavalos que se alimentam nos prados ou simplesmente passeiam.




Para fazer a sua visita sugerimos que contacte previamente a Sede da Reserva pois nas épocas de nidificação o acesso a alguns locais poderá estar condicionado. Também organiza visitas guiadas mas indicará o percurso pedestre a seguir se o quiser fazer sozinho.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

24º Feira Nacional dos Frutos Secos '09



A Feira Nacional dos Frutos Secos, em Torres Novas, visa promover os produtos locais e regionais, com destaque para os frutos secos e passados, onde não faltará a doçaria, artesãos a trabalhar ao vivo, animação musical e tasquinhas. O certame terá lugar de 3 a 11 de Outubro, no pavilhão de exposições da Nersant. Este ano, realiza-se a XXIV Feira Nacional dos Frutos Secos em simultâneo com a XVIII Feira Internacional e VII Feira do Figo Preto de Torres Novas, um produto que já foi a principal fonte de rendimento do concelho. Os expositores presentes englobam diversos ramos de actividade como frutos secos, cestaria, olaria, bijutaria, restauro, rendas e bordados, trapologia, madeira, vitrais, doçaria, vinhos, licores, venda de artigos para o lar, entre outros. No espaço exterior haverá divertimentos populares onde não faltam os carros de choque, pistas infantis e alguns expositores de artesanato e maquinaria agrícola.

(Imprensa Local)